domingo, 5 de junho de 2016

Cabelo: Tudo o que você precisa saber.

O convívio do ser humano com as questões do cabelo começa cedo. Muito cedo, na verdade. Mas exatamente no terceiro ou quarto mês de vida fetal, quando uma camada de penugem, cientificamente conhecida como lanugem, começa a aparecer em grande parte do corpo do bebê, inclusive na cabeça. Pouco antes do nascimento ou logo depois, essa penugem fininha cai. e assim, sem sequer tomar consciência do que está acontecendo à nossa volta, entramos em contato, ainda que em um nível bastante primitivo, com o primeiro episódio da nossa historia capilar: a QUEDA. 

Levando em consideração que essa experiência fica registrada no inconsciente, isso talvez explique, com uma rápida licença psicanalítica - o horror que as mulheres principalmente homens tem diante do cabelo ralo ou, horror dos horrores, da calvície. Mas a história continua...

Nos primeiros meses de vida cresce outro tipo de penugem - o nome é VELO - que se desenvolve até virar cabelo. e, na puberdade, esse projeto de implantação capilar se completa, com os cabelos já devidamente nascidos e posicionados em tudo que é lugar do corpo, para a alegria de Depiladores no mundo todo. 


Na cabeça, isto é, no couro cabeludo, que é o que aqui nos interessa, o fio de cabelo se desenvolve de maneira diferente desde os primeiros meses de vida. Ele passa de penugem a cabelo rapidinho e é ali que o fio adquire a característica de maior comprimento e densidade em relação a todas as outras partes do corpo. 


"Numa estatística universal, podemos dizer que o ser humano tem entre 100 mil e 150 mil fios na Cabeça, sendo que a taxa de crescimento é de cerca de 1,5 CM por mês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário